top of page

Como você usa o seu dinheiro? É possível melhorar?


Ter uma vida financeira satisfatória é um grande desafio para muitas pessoas e até parece algo utópico ou inatingível para algumas, porém, é perfeitamente possível.

O primeiro passo para descobrir como melhorar sua vida financeira, é tomar consciência da forma como você lida com o dinheiro hoje.

Com base nas teorias sobre o processo evolutivo do desenvolvimento humano e na Psicologia Positiva, identifiquei sete fases de desenvolvimento da vida financeira:

1. Sobrevivência

Nessa fase, todo o dinheiro é alocado para necessidades de subsistência como moradia, alimentação, saúde e segurança. Não ter dinheiro suficiente para sobreviver gera um grande transtorno e por isso, segundo a Psicologia Positiva, é apenas nessa fase que o dinheiro está correlacionado com a felicidade do indivíduo, por evitar tal transtorno.

Dúvida frequente: Como posso conseguir mais dinheiro?

2. Consumo

Garantida a sobrevivência, de forma geral as pessoas começam a usar seu dinheiro para satisfazer necessidades emocionais como ser aceito, reconhecido, autoestima, etc. Nesse contexto, o consumismo tem sua vez e o foco passa a ser comprar coisas: roupas, sapatos, carros, etc. O descontrole e o endividamento se tornam riscos eminentes.

Dúvida frequente: Como controlar meus gastos?

3. Experimentação

Após sanar a vontade de consumir coisas, as pessoas passam a gastar seu dinheiro com experiências como viagens, cursos, hobbies, entre outras. Por se tratar de itens mais caros, parcelamentos a longo prazo são comuns, o que pode prolongar o período de endividamento.

Dúvida frequente: Quais são as formas de pagamento?

4. Demonstração

Com base em seus valores e crenças a respeito do dinheiro, o indivíduo determina como fazer o uso dele. Nessa fase, o foco da satisfação ainda se mistura entre os ambientes interno e externo. A pessoa demonstra ao meio externo o que acredita e valoriza em relação ao dinheiro através de seu padrão de vida. Pessoas com crenças negativas em relação ao dinheiro tendem a se comportar de uma forma que as levam para a escassez. É comum também a repetição de um comportamento financeiro familiar.

Dúvidas frequentes: O que ainda preciso conquistar materialmente? Quanto preciso ganhar para conseguir ter determinado um padrão de vida?

5. Alocação

Esse é o verbo que mais se adequa a fase em que a pessoa passa a ter mais consciência sobre a função do dinheiro e como ele pode ser utilizado de forma otimizada. Já está com suas necessidades emocionais atendidas e passa a se preocupar com a identificação de seu fluxo de caixa e com a melhor alocação de ganhos inesperados, como o saque do FGTS, por exemplo.

Dúvidas frequentes: O que é melhor a fazer? Investir ou quitar uma dívida?

6. Posse e controle

O indivíduo que está nessa fase muito provavelmente não possui dívidas e tem algum excedente financeiro ao final do mês. Ele tem consciência de que dinheiro lhe pertence e não o contrário, sabe controlar seu fluxo de caixa e sua preocupação é com o longo prazo.

Dúvidas frequentes: O que fazer com o excedente? Onde investir? Invisto no mercado financeiro ou empreendo? Como deve ser minha reserva de emergência? Devo fazer uma previdência privada? Como investir para antecipar minha aposentadoria?

7. Geração de valor

No último nível, a pessoa vive uma vida com significado e seu interesse é utilizar seus recursos para gerar valor efetivo em projetos que potencializam suas virtudes e/ou financiam um propósito maior, realizando um sonho empreendedor, apoiando projetos sociais, multiplicando esse dinheiro para construir um patrimônio que deixará para seus filhos, etc.

Agora que você já consegue ter mais clareza sobre a forma como lida com o dinheiro atualmente e quais são os próximos estágios a serem galgados, está pronto para iniciar sua jornada em busca de uma vida financeira mais saudável.

Eu realmente desejo que todos atinjam, o quanto antes, o momento de usar o seu dinheiro para gerar valor.

Gostou?

Solicite agora o agendamento da sua primeira sessão online gratuitamente e sem compromisso, e conheça o processo de coaching que vai ajudar você possa “passar de fase” no jogo da vida financeira.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram ícone social
bottom of page