Como ter disciplina financeira?


DISCIPLINA na vida financeira, assim como em todos os outros aspectos da vida, exige COMPROMETIMENTO COM UMA ESCOLHA.

Por que algumas mulheres que sempre tiveram dificuldade em fazer dieta conseguem ser disciplinadas na alimentação para entrar no vestido de noiva?

Resposta: Porque elas encontraram um motivo pessoal muito importante para ter disciplina e se comprometeram consigo mesmas a entrar no vestido escolhido.

Para conseguir mudar sua vida financeira, você tem que se comprometer. É preciso querer não só com sua mente racional, mas também com suas emoções. Por isso, algumas pessoas só "se mexem" quando o barco começa a afundar, ou seja, quando os problemas financeiros se tornam um peso que as afetam emocionalmente.

Não adianta seu marido ou sua esposa reclamar, as contas chegarem, faltar dinheiro para fazer aquela viagem de férias, se essas coisas não forem realmente importantes para você.

A maioria das pessoas entendem racionalmente que é importante poupar dinheiro, mas uma parte delas é levada pela emoção a priorizar outros objetivos.

Quais coisas realmente têm valor na sua vida?

O que faz você levantar da cama todos os dias?

Observe quais coisas você faz com disciplina. Por que você as faz?

Nem todas as pessoas amam seus empregos atuais, mas acordam cedo todos os dias e vão para o trabalho.

Tranquilidade é importante?

Ver as contas pagas é importante?

Poder comprar as coisas que seu filho pede, é importante?

Conquistar o sonho de ter a própria casa é importante?

Evitar discussões com a pessoa amada é importante?

Encontre um motivo pelo qual ter mais disciplina financeira seria realmente importante e inegociável para você!

Depois de encontrar esse motivo, descreva-o em forma de um objetivo claro, mensurável e realizável em determinado período de tempo. No caso da noiva, pode ter sido emagrecer 5 quilos em 3 meses para entrar no vestido.

Suponha que comprar um imóvel é algo realmente importante para você mas, nesse momento, não vislumbra que isso seja possível devido à indisciplina financeira.

Você pode ajustar seus gastos mensais de tal forma a fazer sobrar R$1000 por mês que serão acumulados ao longo de 3 anos para complementar o valor de entrada da compra do imóvel.

Veja, nesse caso haveria um objetivo realmente importante, claro, mensurável e realizável em determinado período de tempo: poupar R$1000 por mês ao longo de 3 anos para comprar um imóvel.

Ao longo da caminhada sua disciplina será testada por suas crenças limitantes e resistências, mas isso já é tema para outro texto ou para uma sessão de coaching.

O que posso garantir é que o real comprometimento com sua escolha vai mantê-lo disciplinado.

Espero que esse texto tenha feito sentido e seja útil a você.

Um forte abraço

Patricia.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram ícone social